Sobre

Sobre

Refúgio
Quem somos?

Em 19 de maio de 2000, nosso então Presidente, Marcio José Novais de Carvalho, iniciou em sua casa, reuniões nas noites de sexta-feira com jovens da região. Em 28 de fevereiro de 2002 foi alugada uma casa e começamos a abrigar as pessoas que estavam nas ruas, sem moradia e assim nasceu a Associação Refúgio. No início a Casa Família – nome que designava o espaço onde desenvolvíamos as atividades – era um local onde dependentes químicos, moradores de rua, profissionais do sexo, enfim, um local onde pessoas que tinham deixado a marginalidade ou desejavam deixar, mas sem ter um local onde morar, eram abrigadas. Tempo depois, Marcio juntamente com sua esposa, Michelle de Carvalho, se sensibilizaram e sentiram a necessidade de trabalhar com crianças em situação de rua. Foi assim que a Casa família passou a abrigar exclusivamente crianças e adolescentes. Ao final de um ciclo, as crianças que lá moravam seguiram destinos opostos: alguns foram adotados por famílias, outras voltaram para suas famílias. Aquelas, que ficaram morando com Márcio e Michelle, tempos depois, foram novamente integradas às suas respectivas famílias, mas desta vez de maneira estruturada, acompanhadas de perto pela família Refúgio, recebendo apoio incondicional.

Posteriormente, em 2005 nasce a Associação Refúgio, pelo amor ao próximo, estes que viram a necessidade de levar novas oportunidades às crianças da região, resgastá-las de um meio social que não as oportunizavam condições de um desenvolvimento pleno, assim visando um trabalho de prevenção de situações futuras para estas crianças.

Assim, em 16 anos já atendemos milhares de crianças e adolescentes, com projetos que trazem a proposta de garantia dos direitos básicos de crianças e adolescentes. Trabalhamos dando acesso ao esporte, arte e cultura, e na prevenção ao trabalho infantil. Em 2009 conquistou-se sede própria e as atividades tornaram-se projetos. Em 2019, a instituição iniciou os trabalhos atendendo a 240 crianças e adolescentes distribuídos nos 6 projetos, e atualmente atingiu o número de 260.

Ao longo desses anos conseguimos nos posicionar frente à comunidade, agindo em conjunto com demais instâncias locais, fortificando as ações comunitárias e buscando agir sobre a garantia de direitos. Isso nos concedeu grande confiabilidade e nos colocou em evidência perante os órgãos municipais de Assistência Social, Educação e Esporte, como referência na prestação de serviços, execução de atividades, e prestação de contas. Diante da comunidade somos referência e pioneirismo na região, e o sucesso fez com que a instituição crescesse a cada ano e atingisse resultados como estes de 2018, os quais superaram todos os anos anteriores.

Nos orgulhamos de ser destaque por este trabalho visionário e por sermos reconhecidos como tal. Tal reconhecimento frente à comunidade se reafirma por algumas premiações recebidas – onde incluem-se campeonatos esportivos disputados em todo o território nacional - que ao longo dos anos conquistamos. Entendemos que para transformar a realidade do ser humano, não há melhor maneira do que investir em sua formação enquanto pessoa. Quando criança, a possibilidade de êxito é maior. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele” Provérbios 22:6.

Nosso trabalho profissional com o foco em atingir positivamente as vidas e a educação, nos faz refletir e parafrasear um dos ensinamentos de Paulo Freire, ao afirmamos que “nos movemos como educadores, porque, primeiro, nos movemos como gente”. Esta é também uma das razões de sermos, cristãos, diversos profissionais, educadores, mas como todos a nossa volta, somos gente!


MISSÃO
"Unir forças e pessoas para promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes do Parque Residencial Jardim Ana Rosa gerando protagonismo e transformação social."

VISÃO
"Ser referência nacional na prestação de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes visando seu desenvolvimento e educação integral."

VALORES
“Agir buscando excelência, respeito ao indivíduo e as minorias na promoção da equidade, da liberdade e da dignidade da pessoa humana.”

Objetivo essencial.
Ser o melhor projeto social sustentável do Paraná

Balanço patrimonial 2019
https://bityli.com/92VmW 

DRE 2019
https://bityli.com/pYeOg

Balanço patrimonial 2018
https://cutt.ly/rjzQs4w

DRE 2018
encurtador.com.br/mFLTY

Equipe


Fazem parte da DIREÇÃO

Marcio José Novais de Carvalho - Presidente

Marcos Orison Nunes de Almeida - Vice-Presidente


CONSELHO FISCAL

José Carlos Gonçalves - Secretário Geral

Luciene Novais de Carvalho Ribeiro - Vice-Secretária

Gisele Alecia Rodrigues - Tesoureira


Reverendo Márcio Carvalho
Reverendo Márcio Carvalho
Presidente - Fundador, Captação de Recursos
Michelle Carvalho
Michelle Carvalho
Co-Fundadora e Psicóloga
Reverendo Marcos Orison
Reverendo Marcos Orison
Vice-Presidente e membro fundador
José Carlos Gonçalves
José Carlos Gonçalves
Secretário Geral - Membro Fundador
Luciene Novais de Carvalho
Luciene Novais de Carvalho
Vice-Secretária - Membro fundadora
Gisele Alecia Rodrigues
Gisele Alecia Rodrigues
Tesoureira - Membro Fundadora e Jurídico
Luigi Favaro
Luigi Favaro
Educador Social e Jurídico
Aline Araújo Correia
Aline Araújo Correia
Assistente Social
Douglas Dall Aqua
Douglas Dall Aqua
Educador na área do Esporte

Lucas Henrique Reis
Lucas Henrique Reis
Professor de Música
Eloise Pires
Eloise Pires
Educadora Social
Anderson Alexandre Ferreira
Anderson Alexandre Ferreira
Captação de Recursos
Andre Almeida
Andre Almeida
Professor de Taekwondo
Jaqueline Dias
Jaqueline Dias
Professora de Dança
Vitor
Vitor
Professor de Jiu Jitsu
Elizângela Bezerra
Elizângela Bezerra
Faxineira
Leonardo Fernando
Leonardo Fernando
Captador de Recursos Nota Paraná
Ivan e Rose Neves
Ivan e Rose Neves
Captação de Recursos - Nota Paraná
Luiz Otávio
Luiz Otávio
Captador de Recursos - Nota Paraná